Ingredientes
1kg beringelas
1lt água
1lt vinagre de vinho branco
300ml azeite
200ml óleo de girasol (serve para cortar o efeito do azeite e não ficar muito forte)
1 ou 2 chillis frescos (conforme quão picante queremos)
4 dentes de alho
oregãos secos
sal qb
Método
Numa panela, ferver a água, o vinagre e o sal.
Cortar as beringelas ás rodelas de 1cm e depois em rectâgulos do tamanho de um dedo, deitar na panela e ferver durante 3 a 4 minutos ou até achar que está "al dente".
Entretanto, numa taça, colocar os oregãos, o chilli e o alho, picados grosseiramente. Juntar o azeite e o óleo de girasol e esmagar os ingredientes, com as mãos ou almofariz, para que os sabores se misturem.
Retirar as beringelas, ainda quentes, com uma escumadeira para a taça do azeite. Não é preciso escorrer muito o líquido; misturar no preparado do azeite, com cuidado para não desfazer os vegetais.
Colocar a beringela em frascos esterilizados e preencher o frasco até o topo com o preparado de azeite. Fechar os frascos e virar os mesmos ao contrário durante 30 segundos para retirar o ar restante.
Se sobrar azeite, aproveite para fazer mais pickles ou guarde para condimentar algum prato.
Aguardar uma semana antes de provar. Pode servir-se em saladas, ou simplesmente, em cima de uma massa "al dente" e terminar com parmiggiano reggiano por cima. Fica delicioso!!
Podemos fazer estes pickles com courgettes, cenouras, cogumelos ou qualquer outro vegetal que não se desfaça, como é o exemplo do tomate.
Aguardar uma semana antes de provar. Pode servir-se em saladas, ou simplesmente, em cima de uma massa "al dente" e terminar com parmiggiano reggiano por cima. Fica delicioso!!
Podemos fazer estes pickles com courgettes, cenouras, cogumelos ou qualquer outro vegetal que não se desfaça, como é o exemplo do tomate.
P.S. - Para esterilizar os frascos, basta colocá-los numa panela cobertos com água. Tapar e deixá-los "cozer" lentamente durante algum tempo. Retirar com a ajuda de uma pinça com atenção para não se queimar e escorrer a água. Quando colocar o preparado nos frascos, não tocar com as mãos na borda para evitar contaminar com bactérias. Existem outras formas de esterilizar os frascos, como colocá-los no forno, mas eu uso este método.
Olá,esta receita deve ficar uma delicia pela tua descrição Barbara.Já agora deverias por algumas receitas dos teus doces pois são divinais e dos quais já tive o prazer de provar.Um dia destes tens que me dares umas dicas pois não tenho lá muito jeito para a coisa.jocas,fico a espera Rita Bernardo
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarEsta receita deve ser uma delicia.
Vou experimentar.
Beijinhos
Teresa
Ao contrário dos outros visitamtes, nomeadamente as colegas Teresa e Ritinha, eu já esperimentei. Poi Claro, é mesmo uma delícia, vale a pena experimentar, pois não só é muito bom como fica com optimo aspecto. Ideal para comer com peixe e batata cozida.
ResponderEliminarLígia
Parece-me bastante bom, no entanto queria deixar-te uma sugestão...coloca aqui também aquela receita de pickles da tua avó Bela que eram uma delícia.
ResponderEliminarAnónnimo de 13 de Dezembro....
ResponderEliminarapesar de já terem passado mais de 8 meses, devo dizer que a receita é muito simples!! De qualquer forma, prometo publicar neste próximo Natal, pois só faço por essa altura!! até porque tenho de tirar a foto!!
beijos.
La Gourmandise.