terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Magret de canard (peito de pato)


Ingredientes:

2 peitos de pato
10 chalotas pequenas
mistura de cogumelos frescos q.b.
2 ou 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de béchamel ou natas
1 colher sopa de mel
sal e pimenta



Método

Em primeiro lugar, fazer cortes na diagonal, formando losangos, com espaços de 1,5cm do lado da pele, sem chegar à carne. Temperar com sal, pimenta e reservar de preferência durante algum tempo.

Picar as chalotas e cortar os cogumelos grosseiramente.

Numa frigideira bem quente colocar o pato com a pele virada para baixo e deixar alourar durante 6 a 7 minutos (depende do tamanho). Retirar para uma taça e deitar a gordura noutra panela onde irá refogar a cebola. Colocar novamente o pato na frigideira, desta vez, a pele virada para cima e deixar mais 5 minutos.

O pato pode ser cozinhado da mesma forma que a carne de vaca: mal, médio e bem passado. Levar o pato ao forno ou ao micro ondas durante o tempo que achar suficiente para atingir o ponto desejado, geralmente médio (rosado). Cuidado para não passar do ponto, especialmente se optar pelo microondas pois é mais rápido.

Quando a cebola estiver transparente, juntar os cogumelos, temperar com sal e refogar ligeiramente. Adicionar o mel e mexer. De seguida, juntar o vinagre balsâmico e, por fim o béchamel para interligar e tornar o molho mais suave.

Servir com o acompanhamento que desejar. Eu servi com puré de batata.

Bon Appetit!




1 comentário:

  1. Aqui está um prato que gostava para o meu almoço de hoje,com um bom vinho tinto e uma boa companhia (o meu marido) jocas Rita Bernardo

    ResponderEliminar