Apesar da imagem um tanto ao quanto desfocada.... dá para ver alguma coisa! Não sei porquê mas as fotos hoje não correram bem!!
Ingredientes:
2 postas de filete de salmão (optar pela zona do filete mais baixa - é menos gordo e a cozedura mais rápida)
2 camarões tigre cozidos ao natural (opcional)
1 cebolinho às rodelas
2 chillis às rodelas
sumo de 1 limão
gengibre fresco descascado (um quadrado com 3cm, cortado aos cubos grandes)
funcho e cebolinho q.b. (ervas frescas)
sal
alho francês, courgette e cenoura q.b.
azeite
Método:
Marinar o salmão de um dia para o outro com o cebolinho, o chilli, o gengibre, o funcho, o cebolinho, o sumo de limão e um pouco de sal. Colocar no frigorífico.
No dia seguinte, pré-aquecer o forno na temperatura máxima durante 15 minutos.
Entretanto colocar o salmão, pele para baixo, no prato de ir ao forno.
Lavar os vegetais. Cortar o alho francês ao meio no sentido longitudinal e depois em fitas médias; fazer o mesmo à cenoura mas em fitas bem fininhas; repetir o processo com a courgette em fitas médias. Os tamanhos devem ser adequados ao tempo de cozedura de cada vegetal, pois a cenoura demora mais tempo a cozinhar do que a courgette.
Cortar folha de alumínio com tamanho suficiente para poder fazer um envelope; dobrar ao meio e fechar os lados, enrolando a folha. Colocar os legumes dentro do envelope, a marinada do salmão e um pouco de sal. Fechar o envelope e colocar no forno durante dez minutos, para quem gosta dos legumes bem "al dente"; quem gostar dos legumes mais cozidos, deixar mais tempo.
Quase no final de cozedura dos legumes, ligar o grill do forno e baixar a temperatura para 180ºC. Levar o salmão ao forno, o mais próximo possível do grill. Deixar grelhar por 10 minutos e retirar. Quanto mais alta for a posta de salmão, mais tempo deve levar a grelhar. Cuidado para não cozinhar demasiado o salmão, pois deve ficar rosado, suave e macio.
Retirar os legumes do forno, abrir o envelope, provar de sal e rectificar o tempero, regar com um fio de azeite. Como gosto do aroma do gengibre mas não de o comer, retirei os pedaços nesta fase.
Dispôr o salmão no prato, os legumes e o camarão por cima.
Fica delicioso, leve e simples!