segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fondant de chocolate com recheio de framboesas

Não me recordo bem donde tirei esta receita, mas resolvi adicionar um recheio de framboesas!

Ingredientes:
5 gemas

5 ovos inteiros
6 colheres de sopa de açúcar
225gr de chocolate de culinária
225gr de manteiga
112gr de farinha
framboesas q.b.
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas

Método:
Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas, mexendo de vez em quando.

Bater as gemas e os ovos inteiros com o açúcar até ficar em creme. Peneirar a farinha para as gemas, envolvendo-a aos poucos.
Deixar arrefecer o chocolate e juntar em fio ao creme, envolvendo tudo.
Untar muito bem formas pequenas, sejam de queques ou maiores, com manteiga e farinha.
Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Ralar as framboesas e cuar, reservando algumas para decoração. Se achar que está muito grosso, fazer um xarope com água e açúcar, deixando reduzir em lume brando até ficar na consistência desejada. Deixar arrefecer um pouco e juntar ao puré de framboesas.
Encher as formas até 3/4 com o recheio de chocolate e colocar no forno durante 5 minutos, ou até parecer que está um pouco cozido mas ainda mole no meio.
Nessa altura retirar, e com uma seringa de cozinha, inserir o recheio de framboesa q.b., voltar a colocar no formo por mais 7 a 10 minutos. Os tempos de cozedura dependem muito do tamanho de formas utilizado; quanto menor a forma, menor o tempo necessário. O bolo deve ter o aspecto de cozido mas ainda mole q.b. no meio. Deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Aquecer as natas com a tablete de chocolate no microondas até ligar o conteúdo e mexendo sempre. No prato, colocar os bolos individuais, verter o chocolate em quente e colocar algumas framboesas. Servir.
Nota: caso queira fazer este bolo numa forma grande, com ou sem recheio de framboesa, cozer durante 30m, no forno pré-aquecido a 170ºC.