terça-feira, 17 de agosto de 2010

La Pasta fatta casa!!!

Há muito tempo que não fazia massa fresca em casa!! Ontem decidi tirar a máquina da prateleira e fazer "la pasta fresca"; Raviolis de legumes.....eis o resultado!!
Primeiro "la pasta":
400gr farinha tipo 55 (o ideal é a tipo 00)
3 ou 4 ovos (depende da humidade da massa ao amassar)
uma pitada de sal fino




Preparação:
Inicialmente usei a batedeira com o acessório de massa para bater os ingredientes - coloquei 3 ovos inteiros na batedeira, o sal e fui adicionando a farinha aos poucos. Quando a massa estava a descolar, passei-a para cima do balcão para amassar. Como a massa estava muito seca e não conseguia integrar a farinha toda, adicionei uma gema e amassei. A posteriori adicionei um pouco da clara também, mas não usei o ovo todo. O ideal é ver a consistência da massa e adicionar à medida que for necessário. Amassar até ficar uma massa lisa e elástica. Embrulhar a massa em película e levar ao frigorífico por meia hora.

Para o recheio:
1 courgette
1 cenoura
pão ralado q.b. (2 colheres de sopa)
queijo Parmiggiano Reggiano ralado q.b.(como não tinha, usei queijo ralado de São Jorge)
2,5dl de leite
1 colher de sopa de maizena para molho bechamel
sal e pimenta
noz moscada
raspa de meio limão

Preparação:
Aquecer o leite e juntar a maizena mexendo sempre até engrossar, adicionar um pouco de sal e pimenta. Deixar arrefecer.
Cortar a cougette em cubinhos pequenos e raspar a cenoura para um recipiente. Juntar o pão ralado, o parmesão a gosto, a raspa de limão, a noz moscada, sal e pimenta. Adicionar um pouco de bechamel (pouco de cada vez pois o recheio não pode ficar com líquido). É só para ligar os ingredientes.



Neste momento, chegou a hora de estender a massa. Cortar uma parte e reservar a restante sempre na película para não secar. Se tiverem uma máquina para estender a massa, podem começar a dar à manivela! Caso contrário, usar o rolo....

Depois de bem esticada a massa, aproximadamente 0,5mm de espessura, colocar pequenas quantidades de recheio, separadas entre si 5cm. Pincelar com ovo batido á volta do recheio em forma de quadrado (vai servir de cola para a outra parte da massa a colocar por cima). Quando juntar as massas, retirar todo o ar que possa ficar. Cortar a massa com uma faca afiada em forma de quadrados, polvilhar de farinha para a massa não colar. Repetir o procedimento até acabar a massa e o recheio. Cozer em água abundante temperada com sal. A cozedura é bastante rápida e deve ficar "al dente".
Servir imediatamente com um fio de azeite por cima e parmesão ralado. Pode colocar-se umas rodelas de pickles de courgette, cujo contraste fica óptimo!

domingo, 1 de agosto de 2010

CUPCAKES!!!!

Domingo à tarde!
Passei a tarde a fazer cupcakes! Eis o resultado!

Cupcakes variados....


Cupcakes de chocolate....