quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Raviolis de abóbora e queijo roquefort


Ingredientes:500 g de Farinha
5 ovos
q.b. azeite
150gr roquefort
800gr abóbora
3 folhas de salva
50gr manteiga
1 ovo batido
q.b. sal
q.b. pimenta
q.b. queijo parmesão
q.b. espinafres

Confecção:
Bata os ovos ligeiramente e juntar à farinha. Misturar na batedeira na velocidade mínima. Adicionar um fio de azeite durante o processo. Polvilhar o balcão com farinha, amassar um pouco a massa e acrescentar farinha se estiver muito húmida. A massa deve repousar meia hora em película aderente, no frigorífico.
Cortar a abóbora aos cubos e saltear com azeite, sal e pimenta durante +/- 15m (até a abóbora começar a desfazer); no final juntar a salva picada. Passar a abóbora para uma taça e esmagar ligeiramente. Envolver o roquefort cortado aos bocados e o parmesão ralado. Misturar tudo e provar os temperos a ver se necessita de sal ou pimenta. Caso o recheio contenha água, coar pois o recheio não deve estar húmido. Reduzir o líquido numa frigideira e no final juntar mais um pouco de roquefort. Este molho servirá para colocar (moderadamente porque o queijo tem muito sal) em cima dos raviolis.

Para a massa fresca
Depois da massa repousar, polvilhar farinha no balcão, envolver a massa ligeiramente com a farinha e coloque na máquina de fazer massa. Repetir o processo até a textura da massa ficar mais seca.
Na minha máquina passei a massa várias vezes até à penúltima ranhura; a massa deve ficar fina o suficiente para vermos a transparência das mãos por baixo. A massa que não estiver a utilizar deve ficar envolta na película para não secar a massa.
Colocar o recheio com uma colher de sobremesa espaçado na placa de massa, pincelar com o ovo batido á volta. Colocar outra placa de massa por cima com cuidado para retirar o máximo de ar que fica. Cortar o ravioli com na forma desejada com um cortador de massa ou uma chávena.
Coloque a água a ferver com bastante sal. Os raviolis demoram 1 a 2 minutos a cozer.

Acompanhamento

Temperar os espinafres com sal e pimenta e refogue-os numa frigideira com azeite. Empratar: os espinafres no fundo, os raviolis por cima e um pouco do molho reduzido (se houver). Polvilhar com um bom parmesão e um fio de azeite.

Receita adaptada de Ingrediente Secreto

Outras receitas......


Eis algumas experiências mais......

Bolo de Aniversário da Carole!
Bolo com fios de ovos e morangos

Torra de pão alemão com requeijão e peito de peru fumado


Morangos com limão e hortelã


Pasta fresca

Sunday breakfast: tarte de maçã morninha.....
Tarte de requeijão com frutos vermelhos
Workshop da páscoa na FNAC com a Maria João Bolos Artísticos

Gâteau aux framboises