Para a base
5 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
16 bolachas digesta
50 gr. açúcar
1/4 colher de chá sal
Para o recheio
6 embalagens queijo tipo filadelfia à temperatura ambiente
250 gr. açúcar
1 limão pequeno, raspa e sumo
1/2 colher de chá sal
4 ovos grandes
150gr natas ácidas (1 embalagem)
Método:
Pré-aquecer o forno a 180º. Fazer a base: untar uma forma de desarmar com manteiga. Na picadora, picar bem as bolachas, juntar a manteiga derretida, o açúcar e o sal. Misturar bem.
Deitar a mistura na forma e pressionar para que fique com 2,5cm de altura (+/-).
Levar ao forno durante 12 a 15 minutos (cuidado para não queimar). Retirar e deixar arrefecer.
Reduzir o forno para 160º.
Colocar água a ferver numa panela. Fazer o recheio: Com a batedeira na velocidade média, bater o queijo creme até ficar fofo. Adicionar gradualmente o açúcar e continuar a bater até ficar com uma consitência fofa. Juntar a raspa e o sumo do limão, e o sal. Adicionar os ovos, um de cada vez, misturando bem e rapando à volta da taça para misturar tudo uniformemente. Juntar as natas ácidas.
Forrar a forma por fora com folha de alumínio até metade da altura da forma. Deitar o recheio e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Deitar a água que ferveu à volta no tabuleiro até meio da forma. Colocar no forno durante 1hora e 3/4, até que o centro esteja quase cozido. Retirar a forma da água e deixar arrefecer durante 20 minutos. Passar uma faca à volta, entre o recheio e a forma para descolar o cheesecake; deixar arrefecer completamente. Cobrir e deixar no frigorífico durante a noite antes de servir.
No topo do cheesecake pode servir com fruta a gosto como framboesas, morangos, frutos silvestres ou até maracujá. Para tal deve aquecer a polpa com açúcar a gosto (2 colheres de sopa), misturar bem e deixar arrefecer antes de colocar sobre o cheesecake.
Bom apetite!