domingo, 29 de março de 2009

Sal com chilli

Uma ideia muito simples e óptima!! Do Jamie, claro!!

Ingredientes:
1 malagueta fresca
250gr sal ou flor de sal

Método:
Retirar as sementes e o veio esbranquiçado do interior da malagueta. Triturar na picadora. Juntar o sal e voltar a triturar para misturar bem. Dispôr num tabuleiro e colocar a secar até o dia seguinte num local quente.

No dia seguinte, o preparado estará em pedra. Basta desfazer e colocar num frasco para utilizar à medida que necessitar. Este processo é importante porque estamos a usar chillis frescos. Se colocar directamente no frasco, a humidade deixa o sal em pedra, sem conseguir partir.

Podemos temperar todo o tipo de iguarias que desejarmos.

terça-feira, 17 de março de 2009

Pickles de beringela

Estes pickles são verdadeiramente deliciosos!! Ideia do Jamie!!

Ingredientes
1kg beringelas
1lt água
1lt vinagre de vinho branco
300ml azeite
200ml óleo de girasol (serve para cortar o efeito do azeite e não ficar muito forte)
1 ou 2 chillis frescos (conforme quão picante queremos)
4 dentes de alho
oregãos secos
sal qb

Método
Numa panela, ferver a água, o vinagre e o sal.
Cortar as beringelas ás rodelas de 1cm e depois em rectâgulos do tamanho de um dedo, deitar na panela e ferver durante 3 a 4 minutos ou até achar que está "al dente".

Entretanto, numa taça, colocar os oregãos, o chilli e o alho, picados grosseiramente. Juntar o azeite e o óleo de girasol e esmagar os ingredientes, com as mãos ou almofariz, para que os sabores se misturem.

Retirar as beringelas, ainda quentes, com uma escumadeira para a taça do azeite. Não é preciso escorrer muito o líquido; misturar no preparado do azeite, com cuidado para não desfazer os vegetais.

Colocar a beringela em frascos esterilizados e preencher o frasco até o topo com o preparado de azeite. Fechar os frascos e virar os mesmos ao contrário durante 30 segundos para retirar o ar restante.
Se sobrar azeite, aproveite para fazer mais pickles ou guarde para condimentar algum prato.

Aguardar uma semana antes de provar. Pode servir-se em saladas, ou simplesmente, em cima de uma massa "al dente" e terminar com parmiggiano reggiano por cima. Fica delicioso!!

Podemos fazer estes pickles com courgettes, cenouras, cogumelos ou qualquer outro vegetal que não se desfaça, como é o exemplo do tomate.
P.S. - Para esterilizar os frascos, basta colocá-los numa panela cobertos com água. Tapar e deixá-los "cozer" lentamente durante algum tempo. Retirar com a ajuda de uma pinça com atenção para não se queimar e escorrer a água. Quando colocar o preparado nos frascos, não tocar com as mãos na borda para evitar contaminar com bactérias. Existem outras formas de esterilizar os frascos, como colocá-los no forno, mas eu uso este método.

domingo, 15 de março de 2009

Salmão grelhado com molho tzatziki de pepino

Para as minhas amigas que anseiam por mais receitas, aqui vai uma "diet"....


Ingredientes:
1 filete de salmão
1 ramo de funcho fresco
raspa de 1 limão
sal, pimenta e azeite

Para o molho:
1 iogurte natural ou crème fraîche
1/2 pepino picado, sem casca
sumo de 1/2 limão
chilli fresco q.b.
oregãos frescos ou salsa ou menta q.b.
azeite, sal e pimenta

Método:
Colocar o filete numa tábua com a pele virada para baixo. No lado da carne, dar uns golpes espaçados com 1cm de profundidade para o tempero aderir bem.

Temperar com o sal, a pimenta, a raspa de limão e o funcho bem picado. Barrar muito bem com azeite. Para o tempero não cair, "temperar" a tábua com sal e azeite e arrastar o filete (lado da pele) em cima deste tempero para aderir bem pela pele toda.

Como este salmão é cozinhado no barbecue, tem de ser bem barrado com o azeite para não colar. Além disso, convém que a gelha seja em rede para ser mais fácil de descolar. Colocar o filete na grelha com a pele para baixo e deixar 75 a 80% do tempo total de cozedura, o qual irá depender do tamanho do filete. Não convém estar sempre a mexer para deixar a pele tostar bem. Quando achar que está quase, virar com muito cuidado para tentar não partir.Atenção para o peixe não cozer demasiado porque fica seco; deve ficar com um tom rosado, o qual ainda parece cru.
Quando estiver pronto, retirar para uma travessa. Levantar a pele do salmão com cuidado e tornar a pôr na grelha para tostar a parte interior da pele. Quando estiver pronta, retirar e deixar arrefecer um pouco para ficar estaladiça. Colocar novamente sobre o salmão.

Para o molho, picar o pepino aos quadrados pequenos, os orégãos, ou outra erva fresca que tenha, e juntar ao iogurte. Temperar com o sumo de meio limão, azeite, sal, pimenta e o chilli fresco q.b. Misturar tudo muito bem e servir sobre o salmão. Pode acompanhar com arroz basmati e salada.
PS: Também podem fazer este prato com postas de salmão, em vez do filete e, para quem não tem barbecue, pode grelhar no fogão, mas com muito pouco azeite ou nenhum, porque senão frita em vez de grelhar. Podem ainda optar por cozinhar no forno, num tabuleiro com grelha.