domingo, 15 de março de 2009

Salmão grelhado com molho tzatziki de pepino

Para as minhas amigas que anseiam por mais receitas, aqui vai uma "diet"....


Ingredientes:
1 filete de salmão
1 ramo de funcho fresco
raspa de 1 limão
sal, pimenta e azeite

Para o molho:
1 iogurte natural ou crème fraîche
1/2 pepino picado, sem casca
sumo de 1/2 limão
chilli fresco q.b.
oregãos frescos ou salsa ou menta q.b.
azeite, sal e pimenta

Método:
Colocar o filete numa tábua com a pele virada para baixo. No lado da carne, dar uns golpes espaçados com 1cm de profundidade para o tempero aderir bem.

Temperar com o sal, a pimenta, a raspa de limão e o funcho bem picado. Barrar muito bem com azeite. Para o tempero não cair, "temperar" a tábua com sal e azeite e arrastar o filete (lado da pele) em cima deste tempero para aderir bem pela pele toda.

Como este salmão é cozinhado no barbecue, tem de ser bem barrado com o azeite para não colar. Além disso, convém que a gelha seja em rede para ser mais fácil de descolar. Colocar o filete na grelha com a pele para baixo e deixar 75 a 80% do tempo total de cozedura, o qual irá depender do tamanho do filete. Não convém estar sempre a mexer para deixar a pele tostar bem. Quando achar que está quase, virar com muito cuidado para tentar não partir.Atenção para o peixe não cozer demasiado porque fica seco; deve ficar com um tom rosado, o qual ainda parece cru.
Quando estiver pronto, retirar para uma travessa. Levantar a pele do salmão com cuidado e tornar a pôr na grelha para tostar a parte interior da pele. Quando estiver pronta, retirar e deixar arrefecer um pouco para ficar estaladiça. Colocar novamente sobre o salmão.

Para o molho, picar o pepino aos quadrados pequenos, os orégãos, ou outra erva fresca que tenha, e juntar ao iogurte. Temperar com o sumo de meio limão, azeite, sal, pimenta e o chilli fresco q.b. Misturar tudo muito bem e servir sobre o salmão. Pode acompanhar com arroz basmati e salada.
PS: Também podem fazer este prato com postas de salmão, em vez do filete e, para quem não tem barbecue, pode grelhar no fogão, mas com muito pouco azeite ou nenhum, porque senão frita em vez de grelhar. Podem ainda optar por cozinhar no forno, num tabuleiro com grelha.

2 comentários:

  1. olá,já não era sem tempo ter uma receita deliciosa feitas pelas mãos da menina.Pare-se que tem andado um pouco preguiçosa,ahahah.Sabes qual é a chave do teu sucesso?claro é tu teres jeito para a coisa,lol jocas Rita Bernardo

    ResponderEliminar
  2. Já sei!!!!!!!!! Tou em falta.
    Aproveito para dizer que fica maravilhoso.
    Experimentem que vão gostar.
    Bjs
    Teresa Martins

    ResponderEliminar